top of page
Buscar
  • Foto do escritorAdriana Coelho da Silva Freitas

Prótese dentária: o que é, tipos e quando usar


Perder um dente é motivo de desconforto e preocupação. Não é somente a estética que está envolvida, mas a fala e a mastigação também podem ser prejudicadas.


A prótese dentária é capaz de substituir um ou mais dentes, gengiva ou suporte ósseo perdido, promovendo a reabilitação do sorriso, a melhora da mastigação, da fala e a estética.


As próteses dentárias podem ser classificadas em diferentes tipos: próteses fixas sobre dentes ou implantes, removíveis parciais (quando envolve alguns dentes) e totais (quando envolvem todos os dentes de uma arcada).


O tipo de prótese deve ser indicado pelo dentista após avaliação de toda condição bucal existente (dentes comprometidos ou perdidos, saúde da gengiva, qualidade de higienização, suporte ósseo existente e condição geral de saúde do paciente).


1. PRÓTESE FIXA

A prótese fixa, como o nome já diz, é fixa sobre o seu dente ou sobre um implante. Após a sua instalação, o paciente não consegue removê-la. Nesse tópico falaremos das próteses fixas sobre dentes. São elas:

  • Restaurações tipo Onlay - são conhecidas como blocos e devolvem uma parte do dente perdido. São opções para a troca daquelas restaurações grandes e antigas de amálgama (aquele material prateado), ou quando o paciente fratura uma parte de um dente. Podem ser realizadas em metal, cerômero (um tipo de resina mais resistente) ou de cerâmica.

  • Coroas - Antigamente chamadas de pivot. São indicadas quando o dente está muito comprometido, com perda de forma e função. Elas cobrem todo remanescente dental, devolvendo a forma e a função desse dente. Podemos usar uma resina, quando fazemos uma coroa provisória; e metal com cerâmica ou cerâmica pura para as coroas definitivas.

  • Prótese fixa - são coroas unidas que são fixadas em dentes naturais, servindo de apoio para preencher a ausência de um ou mais dentes.

  • Facetas - é um tipo de prótese onde apenas a frente do dente é coberta. Ficou muito conhecida como lente de contato dentária. Envolve um desgaste mínimo do dente e está indicado onde há necessidade de pequenas correções.

Cuidados: higiene oral cuidadosa com uso do fio dental regular. Para evitar danos à prótese, deve-se também evitar morder alimentos ou objetos muito duros e evitar hábitos como roer unhas, morder objetos e o bruxismo. A visita regular ao dentista é fundamental para garantir a saúde oral e a manutenção da prótese fixa.


2. PRÓTESE PARCIAL REMOVÍVEL


É um tipo de prótese que substitui os dentes naturais perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais, portanto, com perda parcial dos dentes. É chamada de removível porque pode ser removida pelo paciente sempre que ele desejar.

A prótese parcial removível também é conhecida pela sigla PPR. Ela se fixa na boca através de grampos “semiflexíveis” metálicos apoiados em dentes naturais (dentes pilares) e por um perfeito assentamento do aparelho sobre a gengiva das áreas desdentadas.

Cuidados: a prótese deverá ser removida para limpeza sempre após a ingestão de alimentos. Deve-se utilizar escovas especiais que facilitem a limpeza das superfícies internas. Remover bactérias, fungos e restos de alimentos do aparelho é tão importante quanto a limpeza dos dentes naturais.

Para todo paciente portador de próteses, é necessário fazer visitas periódicas ao dentista, já que é considerado paciente dentado. O dentista irá verificar o funcionamento da prótese e fazer a higienização profissional dos dentes e do aparelho.


3. PRÓTESE TOTAL REMOVÍVEL


A prótese total é também conhecida como dentatura. Ela substitui todos os dentes de uma arcada. Por ser removível, também é possível o paciente removê-la quando desejar. A prótese é suportada pela mucosa e osso remanescente do paciente.

A retenção da prótese total na boca se dá pelo contato íntimo da prótese com a gengiva interposta pela saliva do paciente, uma boa relação da borda da prótese com a musculatura e um bom equilíbrio da oclusão (contato equilibrado com os dentes da arcada oposta). Para que isso ocorra, todos os passos da sua confecção de uma prótese total devem ser rigorosamente executados.

Quando o paciente apresenta alguma alteração sistêmica que reduz a produção de saliva ou muda a viscosidade da mesma, ou apresenta muita perda óssea que dificultam a retenção da prótese, podemos usar cremes ou adesivos de fixação.

A prótese inferior, devido ao formato da nossa mandíbula (formato de ferradura), nem sempre se mantém estável pela pouca superfície de contato, movimentação da língua e do lábio. Por isso, em muitos casos são indicados uma prótese total apoiada sobre implantes.

Cuidados: sempre retirar a prótese após todas as refeições, lavando com água corrente, escova e pasta de dente ou detergente neutro. A revisão com o dentista deverá acontecer a cada 6 meses para examinar a mucosa de suporte da prótese e fazer uma limpeza profissional da mesma.


4. PRÓTESE SOBRE IMPLANTES


Implante dentário é um pino de titânio fixado ao osso por meior de uma cirurgia. Ele é utilizado para substituir a raiz do dente perdido.

Após a osteointegração do implante, é feita a colocação da prótese definitiva sobre ele.

A prótese pode ser parafusada ou cimentada (colada) sobre o implante. Pode substituir um ou mais dentes ou até a arcada inteira. Nesse último caso, trata-se de uma prótese total parafusada sobre os implantes, conhecida também como overdenture.

A colocação de implantes e o planejamento para o tipo de prótese sobre eles é feito após a consulta inicial na qual é feita uma avaliação da saúde bucal e geral do paciente, é solicitado um exame de imagem como a tomografia, para avaliar se há estrutura óssea para receber o implante, e exames de sangue preparatórios para a cirurgia.

Cuidados: higiene rigorosa, fio dental e visita regular ao dentista. Evitar alimentos extremamente duros, hábitos como roer unhas, morder objetos e bruxismo Quando a prótese sobre implante envolver mais de um dente, recomenda-se remover a prótese para limpeza profissional.



Ficou ainda com alguma dúvida? Escreva para mim. Será um prazer te responder!

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page