top of page

Essa lesão pode estar associada ao Bruxismo

  • Foto do escritor: Adriana Coelho da Silva Freitas
    Adriana Coelho da Silva Freitas
  • 20 de jun. de 2021
  • 1 min de leitura

Atualizado: 6 de fev. de 2022

Você já viu uma lesão no dente, próximo a gengiva, como se ela tivesse retraído mostrando uma parte do seu dente que antes a gengiva tampava? Isso o que chamamos lesão cervical não cariosa.


É uma lesão porque o dente perde estrutura, mas não é causado por cárie. Ela pode apresentar-se de formas diferentes e também ter causas diferentes.


Nesse post vou falar apenas de um tipo: a abfração. Nesse tipo de lesão há perda de estrutura dental em formato de cunha . Sabe quando você corta uma fatia de bolo redondo e fica um espaço parecendo um triângulo? É parecido com isso.


A abfração pode aparecer em único dente ou em vários e pode levar o paciente a ter muita sensibilidade.


Ela acontece quando os dentes são expostos a sobrecargas, forças excessivas e tensões que provocam flexão do dente no limite da coroa com a raiz (pertinho da gengiva). Com essa flexao há uma quebra do dente nessa área e ele vai perdendo estrutura formando uma cavidade. Isso acontece de forma gradual e é irreversível.


E quando é que os nossos dentes são submetidos à força excessiva? Um desses momentos é durante o bruxismo, quando apertamos ou rangemos os dentes.


O tratamento poderá ser recobrimento gengival e/ou restauração dessa área. Mas o ponto principal é descobrir a causa e tratá-la, caso contrário a restauração vai fraturar também.


Faça um auto-exame, olhe seus dentes de perto no espelho. Veja se tem dente que a gengiva retraiu e como está essa região. Se estiver parecida com a da foto é bom procurar orientação e tratamento com o seu dentista. 😉





 
 
 

Commentaires


bottom of page